Orçamento de marketing para 2022: por onde começar?
Qual Orçamento para marketing para preciso ter em 2022?
Final do ano chegando, festividades, hora de estar com a família, mas todo empreendedor sabe que o trabalho ainda não acabou. Ao final de cada ano é muito importante que o orçamento de marketing para o ano seguinte seja definido. E é claro, isso nunca é uma tarefa fácil.
Até porque, a verba que será disponibilizada para o ano seguinte precisa ser coerente com os resultados financeiros da empresa.
Para te ajudar a definir o orçamento de marketing para 2022, resolvemos produzir este artigo com algumas dicas e diretrizes para que você elabore algo assertivo.
2022 é o ano do retorno e as expectativas De todos estão altas.
Vamos lá então.
Analisando o planejamento do ano anterior
Para começar, vamos analisar o orçamento dedicado no ano de 2021. É importante salientar que devido à pandemia, foi preciso fazer uns ajustes pelo caminho, sabemos que as coisas não andaram tão bem, os trabalhos não obtiveram o mesmo ritmo, então talvez seja preciso readaptar.
O que podemos sugerir para você, até para que você possa ter uma noção do que aconteceu, é avaliar:
- Sua taxa de conversão
- A quantidade de vendas
- Seu Roi
- Seu custo por lead
- Seu custo por aquisição
Conseguindo calcular essas métricas, você já terá uma ideia em números, e poderá analisar se o que você obteve está acima ou abaixo da sua média normal.
Com esse números Em mãos, já podemos partir para o próximo passo que é justamente o que você procura.
Definindo um objetivo para aplicação do seu orçamento
Todo o orçamento de marketing tem como objetivo algo, concorda?
Pode ser fazer sua marca ser mais conhecida, aumentar as vendas, captar mais clientes, abrir novas franquias. Enfim, definir um objetivo para aplicação de seu orçamento de marketing é fundamental, pois será através dele que definiremos a estratégia.
Quando o objetivo é definido, também fica muito mais fácil, olhar os resultados ao final do ano, entendendo se o objetivo foi ou não alcançado.
O que eu devo cortar do orçamento?
Seria até difícil ou mesmo irresponsável bater o martelo e falar o que você pode ou não pode cortar do seu orçamento.
Nós não temos acesso aos seus números, aos seus resultados, mas se pudéssemos te dar um conselho, é que você corte orçamento de ações ou de estratégias que não renderam bem o que só deram um prejuízo.
É preciso conhecer as novas ferramentas, os motivos entender por que que elas não funcionaram. Diante de tais respostas, você terá um entendimento amplo, e poderá direcionar melhor o seu orçamento.
Estabeleça os canais de investimento para a sua estratégia de marketing em 2022
Continuando, nesse momento, é hora de planear quais são as ferramentas e os canais de investimento que você utilizará em 2022.
Você pretende fazer anúncios no Facebook?
Pretende anunciar no Instagram?
Quer fazer alguma estratégia diferente para o LinkedIn?
Anunciar no Google está no seu radar?
Você quer trabalhar com influencer da sua área?
Tudo isso conta para direcionar o seu orçamento. Sem contar que, você terá que ir atrás de valores médios de investimento, para saber se aquela aplicação é ou não viável para a sua empresa.
É importante também, que você avalia o retorno de investimento, para decidir qual deles é sua prioridade. Com certeza, investimentos de maior retorno em menor tempo são excelentes opções, afinal sua empresa se capitaliza para os próximos trimestres.
Sua equipe está pronta pra a demanda de marketing 2022?
Esse é um ponto que estamos fazendo questão de perguntar a todos os clientes da agência.
Passamos por por 2 anos turbulentos, mas tudo indica que 2022 será diferente…
Para se manter ativo foi preciso fazer cortes, cortes de investimento, corte de pessoal, corte de ferramentas…
Mas agora está tudo voltando ao normal, sua empresa tem pessoal especializado para atender suas demandas?
Se você acha que não, é importante colocar no seu orçamento o valor que precisará ser investido para profissionais de marketing ou então, para a contratação de uma empresa que fará esse trabalho por você.
Lembre-se que, sem marketing a sua empresa não cresce.
Se você precisar de ajuda para definição do seu orçamento de marketing 2022 ou mesmo, para aplicar as estratégias adequadas, conte conosco.
Estamos com excelentes expectativas para o próximo ano e queremos ter você em nosso time de clientes, para que juntos possamos crescer.
Queremos que você conheça um pouco de nossa agência, os serviços que prestamos, e o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a crescer e se destacar no mercado.
Nosso time está ansioso para colocar a mão na massa e fazer a diferença nos números da sua empresa.
Vamos agendar uma reunião?