Anunciar no Facebook – Ainda vale a pena?
Ainda vale a pena fazer Anuncio no Facebook
As redes sociais vem servindo como um papel muito importante para empresas que querem se destacar no marketing digital. Durante muito tempo, as publicações orgânicas eram sensacionais, não era preciso investir nada e as plataformas entregavam nosso conteúdo. Isso já não é mais assim, e o cenário mudou completamente.
O algoritmo mudou, as postagens foram desfavorecidas e as coisas só funcionam, através de anúncio.
E mesmo assim, nem tudo é perfeito…
A pergunta que fica é: será que diante da mudança de algoritmo, da não entrega através do orgânico, o pago ainda pode nos ajudar?
Preparamos esse artigo, para ajudar você a entender como o Facebook anda funcionando.
Esperamos que ele seja útil!
O que aconteceu com o orgânico?
Talvez, você tem apegado a melhor fase do Facebook…
Você lembra da época em que bastava publicar algo e a entrega perfeita?
Bons tempos!
Esse período, que durou mais ou menos até 2012, foi a febre dos novos negócios. Depois disso, A Entrega orgânica foi reduzida a 16%, caiu para 6,5%, e em 2014, foi decretado o seu fim, chegando a menos de 2%.
Em um pronunciamento feito por Mark Zuckerberg em 2018, afirmava que A Rede Social continuava prestando a sua missão como empresa, que era entregar conteúdo relevante de cunho pessoal para seus amigos e grupos. Confirmando então, que os perfis comerciais perderam espaço.
A partir desse momento, anunciar no Facebook tornou-se uma necessidade. As empresas passaram a perceber que era preciso pagar para aparecer. Com investimentos a partir de 1 real ao dia, você pode impulsionar a sua publicação segmentando para o seu público alvo.
E, por onde começar uma estratégia de e-mail marketing?
O primeiro passo para a criação de uma estratégia de e-mail marketing é definir qual o seu objetivo.
Você está querendo Criar uma relação mais próxima com seu público alvo?
Você quer criar descontos exclusivos para a sua lista?
Você quer divulgar seus novos produtos ou serviços?
Definir o objetivo é o passo mais importante de uma estratégia de e-mail marketing, isso porque toda a linha editorial de abordagem se baseará nisso.
Pronto, com seu objetivo definido, é hora de começar a planejar os seus envios. Você tem ideia de por onde começa?
Então, anunciar ainda vale a pena?
Com critérios mais rígidos, maiores opções de campanha e uma maior versatilidade de segmentação de público alvo, o Facebook continua sendo uma excelente alternativa para anunciar.
Isso não acontece por acaso, pesquisas já mostram que 93% das pessoas acessam o Facebook todos os dias.
O gerenciador da plataforma de anúncios é excelente, mostrando o alcance de sua publicação, salvando dados e permitindo a criação de estratégias adequadas por objetivo.
Muitos empreendedores, ainda se perguntam qual a grande diferença de anunciar no Google Ads e no Facebook Ads, basicamente, diríamos que o Facebook tem um ponto de vantagem: a possibilidade de anunciar para um público que ainda não conhece a sua marca.
No Google, os anúncios são mostrados por interesse, então o seu lead precisa já ter procurado algo sobre o assunto, para que assim, o seu anúncio seja mostrado.
Com essa possibilidade fica mais fácil trabalhar um funil de compra, desde o lead frio, Até o momento da conversão, onde ele está pronto para comprar de você.
Nesse momento, você deve estar se perguntando: para minha estratégia funcionar é preciso investir altos valores?
Vamos descobrir isso.
Anunciar no Facebook custa caro?
Temos uma ideia de que criaram um anúncio, uma publicidade, é parecido com os meios tradicionais que são exibidos na televisão, mas obviamente, a internet não funciona assim.
Na verdade, você pode investir o quanto você quiser, de um há 1000000 de reais por dia, se o seu anúncio não tiver segmentado para o público certo, o seu objetivo não será alcançado.
É por isso, que ao anunciar no Facebook, você poderá ter um acompanhamento do nível de consciência do seu anúncio.
Por exemplo, você pode começar anunciando para um público que ainda não conhece a sua marca, logo você estará na fase de descoberta.
Após esse passo, talvez seja hora de chamar atenção, então você entra numa fase de interação com a sua publicação.
É preciso entender muito bem cada fase do processo, e de preferência não pular nenhuma etapa, todas elas são muito importante para o aquecimento de seu público alvo.
As campanhas de conversão ou campanhas de venda só o nosso grande objetivo, nós precisamos vender e fazer entrar dinheiro, mas sem cumprir o passo a passo anterior, você vai gastar o orçamento diário e não vai vender.
Por mais que pareça simples, a truques e macetes para anunciar no Facebook de forma assertiva.
Anuncie no Facebook com ajuda de profissionais especializados
Se você não tem experiência, ou nunca fez isso ainda vai levar um certo tempo para aprender a operar na plataforma.
Talvez, o seu negócio não tem esse tempo…
Enquanto você estuda, aprimora o seu conhecimento e faz seus testes, por que não contar com uma pessoa especializada em tráfego no Facebook?
Ou melhor, que tal contar com uma agência, que já está acostumada atender clientes de grande porte.
Nós podemos ajudar você!
Temos um time especializado em Facebook Ads. Podemos dar a consultoria que seu negócio precisa, entendendo as suas necessidades, evitando erros primários e assim, obtendo retornos de forma rápida.
Se você quer utilizar os anúncios do Facebook como estratégia de marketing digital, conte com a nossa ajuda.
Entre em contato conosco para que possamos entender a sua necessidade e dessa forma, criar uma estratégia que alcance seu objetivo.