Público alvo – já conhece o do seu negócio?
Já conhece o Público Alvo da sua empresa?
Esse é um dos assuntos mais importantes para você que tem um negócio no digital o que pretende ter um. Isso porque, se você não tem definido muito bem quem é o seu público alvo, você não consegue se conectar e consequentemente você não vende.
Sabemos que esse é um assunto muito batido, e que você tem milhares de conteúdos na internet sobre isso, mas nós queremos falar dele de uma forma um pouco diferente.
Você sabe quem são as pessoas interessadas em comprar de você?
Já conseguiu uma piada onde elas estão, qual sexo delas, a idade, a região e o porque elas têm interesse no que você tem para vender?
Parece algo muito simples de fazer, mas realmente não é. Estrategistas levam meses para acertar a mão e entender quem são essas pessoas. E é bem provável que você não tem esse tempo, afinal você precisa das vendas para fazer seu negócio funcionar.
Hoje, nós vamos tentar acelerar esse processo. Queremos que você entenda para quem você está vendendo ou para quem você já vendeu, porque é provavelmente esse é o seu público alvo.
Vamos começar então?

Criando a persona de meu negócio
Também conhecido como persona, o público alvo são as características comuns de quem, possivelmente, vai comprar de você.
Vamos supor que você tem uma empresa que revendia iPhones. Realmente, a grande maioria das pessoas gostam de iPhone, Mas a questão aqui é quem é que bota o dinheiro na mesa e compra.
São os adolescentes? São os pais? São as mães? São empresas que usam de forma corporativa? São pessoas que estão no seu primeiro emprego e precisam de status?
É exatamente por isso, que precisamos definir quem é o nosso público alvo. Quando a gente identifica, somos capazes de nos conectar com eles, através da mensagem que certa e com isso, aumentam os as chances de venda.
Não adianta dizer para um adolescente que o novo iPhone está sendo vendido em 24 vezes no cartão. Afinal, essa tomada de decisão não é dele, e sim dos pais que tem o cartão para parcelamento.
Conseguiu entender?
Na hora de traçar essa persona, a gente tem que ser certeiro, encontrando a pessoa que, realmente, vai colocar dinheiro no seu negócio.
Como fazer para identificar o público alvo?
Para ser bem claro, não existe uma fórmula certa para isso. Ninguém nunca criou um passo a passo assertivo que fará você encontrar o seu público alvo em 2 você horas.
A verdade, é que isso é um trabalho árduo, que vai demandar muitas adaptações, muitos testes e claro, muitos erros.
Para definir seu público alvo, você precisará de:
- Identificar o sexo dessas pessoas
- Identificará idade
- Identificar a localização
- Identificar quais são os seus costumes, seus gostos e seus interesses
- Identificar a classe social
- Identificar quais são seus hobbies
- Identificar o que é importante para elas, quais são os objetivos de vida.
A partir dessas informações, começaremos a ter um panorama para um público alvo ideal.
Sem isso, fica bastante difícil definir com quem estamos interagindo.
Você não acha?
Consegui definir o meu público alvo, e agora?
Com seu público alvo definido podemos partir para estratégias mais agressivas. Podemos usar um tom de linguagem mais assertivo, trabalhar os desejos e despertar a curiosidade.
Vocês devem estar se perguntando: mas como isso é feito?
Temos uma gama de possibilidades para fazer isso. As redes sociais são um meio de comunicação rápido, fácil e que gera conexão instantânea. Ao publicar diariamente e manter uma frequência de postagens, fica fácil captar a atenção do seu público.
Anunciar para um público segmentado, também pode acelerar o processo, fazendo com que sua empresa seja conhecida mas rapidamente.
Estratégias de e-mail marketing também funcionam muito bem, quando já sabemos quem é nosso público alvo. Criamos e-mails de conexão, assuntos relevantes e que gerem autoridade, isso estreitar relações.
O importante disse tudo é que você seja lembrado, seu público precisa saber que você está ativo, que você está criando coisas novas e que você está ali presente.
Quem não marca presença nas redes sociais fica para trás e acaba sendo engolido por concorrentes que aplicam estratégias agressivas.


E como podemos ajudar?
Nesse momento, você já deve ter percebido a importância de fazer a definição do seu público alvo, não é mesmo?
Mas também, é provável que você se sinta inseguro ou não tem experiência para executar tal ação.
Nós estamos aqui para ajudar. Somos uma agência de marketing digital consolidada, com anos de mercado e que já atendeu milhares de clientes.
Podemos começar a sua estratégia do zero, baseando-se no que é importante para você, para o bom funcionamento da sua empresa.
Conseguimos encontrar de forma assertiva, quem é o seu público alvo, o que ele busca e como é possível entregar conteúdo de valor para ele.
Podemos ajudar em todas as fases do processo só precisamos entender melhor qual a sua necessidade.
Vamos tomar um café? Assim você nos conta o que está procurando, e juntos criamos a estratégia certa para o seu modelo de negócio.
Estamos esperando o seu contato.
Fique ligado nas atualizações de nosso blog, sempre haverá conteúdo novo e de muito valor.
Até a próxima.