Tudo que você precisa saber sobre sites está aqui.
Tudo que você precisa saber sobre sites está aqui:
Você deve estar pensando: “mas eu já sei o que é um website”.
O que você vai descobrir através desse artigo vai transformar a sua visão e fazer você enxergar a sua empresa com outros olhos.
Além disso, você vai descobrir quais são os principais itens que todo website deveria ter.
O que é um website?
“Eu sei o que é, eu tenho um. Fui em uma plataforma, criei um domínio, coloquei minha logo e o nome da minha empresa, pronto, resolvido”. Calma, não é bem assim.
Claro, toda essa parte de ser um servidor que fornece páginas em HTML, através de um protocolo http é muito importante. Porém, a verdade é que o que interessa mesmo para você é o business.
Website é a representação digital da sua empresa.
Se a sua empresa carrega valores e para você é importante transmitir isso para os seus clientes, o seu site tem que refletir do mesmo modo. Assim como é importante manter uma identidade visual agradável nas redes sociais ou em sua loja física.
Mas para que serve?
Falando de forma bem ampla, um site serve para fazer uma apresentação institucional da sua empresa.
Os tipos de site podem variar quanto ao seu conteúdo, veja as diferenças:
*Site Institucional: serve para expor produtos, serviços, ações da empresa e história da instituição. A maioria das empresas opta por esse tipo de site para exibir o tipo de entrega que elas oferecem para os seus consumidores.
*E Commerce ou loja virtual: a ideia desse tipo de site são as vendas diretas. Exemplos: vendas de material escolar, venda de cursos, venda de roupas e etc.
*Portal ou blogs: são sites mais informativos. Bom exemplo são os canais de notícias, fofocas.
Um blog vinculado a um site institucional aumenta o posicionamento nos sites de buscas, pois, geralmente, os conteúdos para blog se renovam semanalmente. Dessa forma, o buscador entende que aquele site fornece conteúdo de valor e coloca o site em evidência.
*Landing Page: é uma página de captura de lead, no qual é exibido um tipo de produto ou serviço onde são recolhidas informações desse possível cliente.
*Hotsite/minisite/one page: cada um desses tem suas peculiaridades, mas basicamente eles são um site mais enxuto, onde, geralmente, eles tem uma única página e conseguem unir todas as informações nesta página. Nela, é possível encontrar a venda direta, a captura de lead, blog e as informações institucionais.
Importância de ter um site:
Não caia na mentira de pensar que apenas as redes sociais são o suficiente para o seu negócio.
Quando falamos sobre trazer a sua empresa para o digital, ou seja, para a internet, precisamos que você entenda que quanto mais pulverizada for a divulgação, maiores são as chances de conseguir ganhar visibilidade no mercado, gerar clientes, aumentar as vendas e fixar a marca.
Portanto, estar com ótimo engajamento em uma plataforma não elimina a necessidade de usar as outras em favor do seu negócio.
Se você tem maior facilidade nas redes sociais, não tem problema, comece por lá.
No entanto, ter um site oferece alguns diferenciais para o seu negócio:
*Personalização: Ter um site é como comprar um terreno. Ele é seu e nele você é quem manda.
Você pode mudar as cores, usar imagens, vídeos, mudar as fontes. São infinitas possibilidades.
Enquanto que, no Facebook, por exemplo, você sempre terá o perfil da cor azul.
Além disso, existe a possibilidade de ter um site responsivo.
Um site responsivo é uma página que adapta o seu layout para qualquer tamanho, facilitando a experiência do usuário, já que ele poderá ser aberto em qualquer ferramenta que a pessoa estiver acessando.
*Google: um benéfico muito importante para o seu negócio é estar bem posicionado no google.
Hoje, existem muitas técnicas de SEO que permitem colocar o seu site entre os primeiros resultados de busca.
Estar no google é um mar de oportunidades já que são milhões e milhões de pessoas usando essa ferramenta. E quanto maior o número de pessoas sendo alcançadas através do buscador, maiores são as possibilidades de conversão.
Fora que o google é o primeiro lugar que as pessoas procuram para saber mais sobre o que elas estão procurando, seja um serviço ou produto.
O que um site precisa ter para vender mais?
Aqui estão alguns pontos que são essenciais para ter um site que vende mais:
Design – se você não tiver um site que seja atrativo para as pessoas, todo o resto não vai importar. O design está muito além de simplesmente escolher uma cor e uma logo.
Se preocupe em oferecer uma experiência agradável para o seu cliente.
Se você não tiver um bom design seus clientes não irão permanecer no site para ver outras coisas. Esse é o chamado “bounce rate”, porcentagem de pessoas que acessam o site, mas não tem interação com o seu conteúdo.
Business Info – ter as informações da empresa é essencial para passar segurança. Lembre-se de manter as informações sempre atualizadas.
Conteúdo de qualidade – eduque os seus consumidores passando informações de valor relacionados ao seu nicho. Não se prenda a falar somente sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Sinta-se à vontade para explorar o seu conteúdo. O que interessa é fazer o seu cliente perceber que você quer que ele se sinta importante.
Navegação: isso também faz parte de um bom design, mas é importante ressaltar: construa um site de fácil navegação, onde o seu cliente não se sinta perdido com muitas informações visuais.
Social: se você acompanha nossos artigos, sabe a importância de ter um bom branding para o sucesso de um negócio. Se você ainda não leu, corre para entender melhor.
Mas o que tem haver redes sociais, branding e o site da minha empresa?
Tudo! Manter a identidade visual da empresa em todas as plataformas é muito importante para a imagem que você quer passar.
Imagina seu cliente entrando no site todo organizado, com padrão de cores, fácil navegação, e então ele entra no seu instagram com imagens em péssima resolução, cores que nada tem a ver com a identidade visual da marca, informações desatualizadas. Olha o caos que isso parece.
É nesse ponto que trabalhar no branding da sua empresa é tão importante, pois a sua empresa precisa ter a mesma cara em todos os lugares.
Testemunhos – crie um cantinho especial no seu website e em outras redes sociais para mostrar o que outros clientes falam a respeito da sua empresa. Mostre o diferencial no modo como você se relaciona com os seus clientes.
As pessoas se sentem mais seguras quando veem outras pessoas tendo boas experiências com a empresa.
FAQ – diminua a taxa de devolução ou reclamações no atendimento ao cliente, respondendo questões frequentes a respeito do seu produto ou serviço.
Se você observar, a maioria das grandes empresas tem um FAQ. E ele precisa estar na página inicial, para que, ao entrar, o cliente tenha suas dúvidas sanadas.
SSL – é a sigla para o termo Secure Socket Layer. Basicamente é um certificado que o seu website pode adquirir para garantir maior segurança.
Com esse certificado a URL do seu site passa a ter um S e o cadeado verde do lado para informar ao usuário que ele está navegando em um lugar seguro.
Então invés de aparecer http, passará a ser httpS, como mostra a foto abaixo:
Call To Action: depois de ter a certeza que o seu site tem todos esses requisitos, garanta que todo o seu site esteja convidando o seu possível cliente para uma tomada de ação, ou seja, você está deixando explícito a venda do seu produto ou serviço.
A CTA pode ser um texto ou a combinação de toda interface do site junto ao texto para chamada de ação.
Usar imagens e vídeos é um fator importante para a call to action.
Por que sua empresa precisa de um site
Não tem como não falar sobre: presença no mundo digital.
Como citamos anteriormente, o primeiro local onde procuramos para saber mais sobre algum assunto, algum produto, empresa ou até mesmo uma pessoa, é no google.
Se você não é encontrado através dos buscadores de pesquisa, basicamente você não existe.
As pessoas querem saber mais sobre o seu negócio, sobre o seu histórico, saber a opinião de quem já comprou na sua loja.
Hoje em dia até o prazo de entrega de um produto é um critério de compra.
E para saber sobre isso as pessoas irão procurar no Google.
Outra razão para a sua empresa ter um site é que as portas sempre estarão abertas. Ou seja, chega de perder vendas.
Com a sua loja online e nos primeiros resultados de buscas, você não irá perder os possíveis clientes de horários que a sua loja física não está aberta.
E por último, você proporciona mais comodidade a seus clientes. Sem precisar pegar transito, pegar fila.
O cliente navega pelas prateleiras da sua loja do sofá de casa e seu único trabalho é aguardar o pedido chegar.
Diferença entre Site e Loja Virtual
Em um site para empresa você direciona o público para o que você quer vender ou serviço que quer oferecer.
Esse direcionamento pode ser feito através de uma divulgação dentro do site.
Como isso pode ser feito?
Dependendo do serviço, você pode criar um portfólio dentro do site, mostrando os serviços que já foram feitos. Mostrando um histórico de clientes, elogios, prints de comentários positivos.
Ou usar o site da empresa para gerar conversão de leads, fazer a coleta de dados e através dos dados fornecidos fazer o envio de mensagens de texto ou e-mail com propostas, descontos exclusivos e estar enviando artigos informativos, para aquecer esse público para a venda.
No site também é possível gerar conteúdo, como, por exemplo, blogs, canais de notícias, fofoca, dicas de moda, saúde e beleza.
Quando falamos de loja virtual ela pode ter dois objetivos:
Vitrine: que é um site onde é exposto o produto ou serviço e existe a possibilidade de solicitar orçamento, entrar em contato para fechar vendas. Exemplo são os sites de sacolas personalizadas, onde a pessoa vê o material disponível, os tamanhos, modelos e etc. E, em seguida, entra em contato com a loja só para fechar orçamento.
Já o site de vendas ele vem com a proposta de venda direta.
As opções são infinitas. É possível vender vinhos, carnes, materiais de escola, roupas e muito mais.
Além de produtos físicos, também é possível vender infoprodutos e pacote de serviços, por exemplo.
Basicamente essas são as duas maiores diferenças entre essas duas vertentes de site.
Como ter um site
Se você chegou até aqui, conseguiu entender um pouquinho sobre a importância de ter um site, os diferentes tipos, quais as vantagens de ter um.
Depois de tudo isso você decidiu que é hora de dar um passo a mais com a sua empresa e quer saber como ter um site?
E se você já tem um site que acabou ficando de lado, nós podemos te ajudar.
Entre em contato com a Veddu Digital e tire o seu negócio do off!
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