Quanto custa um site profissional?
Quanto custa um site profissional?
Antes de falarmos quanto custa um site profissional, Lembramos que no artigo anterior, abordamos um pouco sobre o que é um site, entendemos melhor sobre os diferentes tipos e tocamos nos principais benefícios da sua empresa ter um. Seja ele institucional, seja blog ou uma loja virtual.
Então não podemos deixar de abordar a maior dúvida para quem está interessado em ter um: qual o custo para ter um site?
Continue com a gente e fique por dentro de tudo o que envolve os custos, manutenção e quais os valores praticados no mercado.
Qual o custo médio para criação de site?
Para entender melhor sobre a criação, vamos a alguns fatores que você deve considerar para este processo.
Para começar, considere um site como a construção de um edifício.
Para essa construção são necessários dois profissionais essenciais: um arquiteto (neste caso temos o designer gráfico) e o mestre de obras (que é o desenvolvedor).
Enquanto o arquiteto fica responsável por criar um design que seja agradável de acordo com a estrutura disponível, o mestre de obras fica com a parte estrutural do edifício.
Agora que você já entendeu essa parte, vamos para o orçamento e os itens necessários para a construção desse edifício.
Domínio
Pense no domínio como o terreno em que será construído o seu edifício. Esse será o seu endereço.
O seu domínio é conhecido por URL, que é o endereço do seu site.
É através dele que será possível encontrar a sua empresa. Como, por exemplo, a URL desta página: www.veddudigital.com.br
Como um terreno, o custo do seu domínio vai depender do bairro onde você quer “morar”. Os bairros são os tipos de registro.
Existem tipos como o .com, código de país como .br e premium, como .archi.
Caso decida optar pelo registro nacional, faça diretamente pelo https://registro.br, evite cair em golpes.
Os valores para investir no registro do seu domínio começa a partir de R$40,00 anual. O valor final é de acordo com os anos que você pretende ter esse registro.
Segurança
Falamos um pouco sobre o SSL no artigo sobre sites.
É importante que o seu site tenha o certificado Secure Socket Layer.
Esse certificado garante a segurança do usuário ao navegar na sua página.
Isso significa que a navegação está segura de possíveis hackers que buscam roubar dados dos usuários ou outro tipo de perigo que alguns vírus podem oferecer.
Todo site seguro, que tem o certificado SSL possui um S e o cadeado verde ao lado da barra de pesquisa.
Exemplo: https://veddu.com.br/
Os sites que não tem o Secure Socket Layer, tem o endereço apenas com HTTP.
Os custos de segurança devem estar incluídos no desenvolvimento do seu site. Alguns profissionais podem cobrar entre R$100 a R$300 reais por ano de hospedagem.
Hospedagem
A hospedagem se trata do armazenamento das informações do seu site.
Assim como qualquer arquivo de imagem e vídeo precisa ser armazenado em uma memória, os sites também precisam ter as informações guardadas em um local.
Esse local é chamado de servidor.
Os locais responsáveis por alugar um espaço no servidor são chamados de hospedagem.
A maioria das agências de marketing já incluem no pacote de criação de site esses custos de hospedam e domínio.
Mas o preços oferecidos no mercado são de R$14,99 hospedagem básica compartilhada, a até R$99,00 uma vps onde oferece um espaço privado com maior segurança dos seus dados.
Outros fatores que compõem o custo do desenvolvimento de um site
Para além da parte bruta, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de fechar um orçamento para criação de um site.
É comum estar diante de um orçamento e por vezes considerar muito alto para algo “tão simples”.
O que queremos aqui é colocar os fatos expostos, para que você entenda a complexidade por trás de uma “simples” criação de site.
Número de páginas
O número de páginas é o primeiro dos fatores para se levar em consideração.
É claro que, deve-se considerar primeiro qual o tipo de site ideal para a sua instituição.
Exemplo, um site para supermercado requer inúmeras páginas para separar por categorias os produtos oferecidos.
Já um site de uma empresa que oferece algum tipo de serviço, como, por exemplo, manutenção de ar condicionado, não precisa de mais do que uma única página para fazer a exposição desse serviço.
Design responsivo
Esse termo se trata da possibilidade de um site se adequar a qualquer tipo de equipamento que o usuário possa estar utilizando: notebook, tablet, smartphones ou outros dispositivos portáteis.
Isso faz com que o tráfego do seu site aumente, pois, mais pessoas poderão acessá-lo de qualquer lugar.
Além disso, para buscadores como Google, os usuários que acessam através de smartphones tem prioridade nos resultados de busca.
O que significa que, atualmente, se o seu site não tiver um design responsivo, as chances dele cair no esquecimento são muito grandes.
Interatividade
Essa é uma novidade no mundo digital que é pouco explorada por algumas empresas, mas que, quem utiliza obtém grandes resultados. Ter um site interativo vai muito além de ter botões que se mexem ou letras que voam.
Não é disso que estamos falando.
A ideia aqui é fazer com que o seu cliente, não só permaneça no site, mas que ele se envolva e goste do que está fazendo.
Um exemplo bem atual são os joguinhos dentro de alguns sites de vendas que, ao final, dão ao ganhador algum tipo de prêmio, como descontos, frete grátis ou brindes.
Essa interatividade proporciona o aumento das vendas.
Manutenção
A manutenção de sites prevê ajustes de otimização de conteúdo, layout, navegação e outros fatores, como: manutenção de plugins, manutenção do blog do site, otimização de links, backups e muito mais.
Essa manutenção por ser feita pela sua equipe se ela for capacitada para isso. Mas geralmente as agências que oferecem a crianção de sites também incluem esse tipo de manutenção no pacote.
Afinal, qual o custo total?
Como você pode ver, o custo final estimado depende de vários fatores. Em média o investimento de um site profissional para pequenas e médias empresas está entre R$999,00 a R$15.000,00 no mercado digital.
Essa média de valores é para quem quer oferecer uma experiência excepcional para seus consumidores.
Tenha em mente que esse é um investimento para a vida toda e os retornos não podem nem ser mensurados, visto que, através do site você não só faz a divulgação da sua empresa, serviço ou produto, mas também pode ganhar dinheiro monetizando o seu site.
Hoje em dia existem muitas maneiras para monetizar um site, seja ele blog, site institucional ou loja virtual. Vamos falar mais sobre isso em outro momento.
Apenas tenha em mente que, ter um site, é ter uma infinidade de oportunidades para o seu negócio.
Aqui estão estimativas com base no custo médio de design, desenvolvimento e manutenção do site para os seguintes tipos de sites (lembrando que esses valores são baseados no mercado atual, mas variam de agência para agência):
Site institucional/Landing Page: R$ 2.500,00 a R$ 8.000,00
Negócio de médio porte: R$10.000,00 a R$ 25.000,00
E-commerce: R$ 15.000,00 a R$ 250.000,00+
Aplicação/Corporativo/Site complexo: R$ 25.000,00 a R$ 40.000,00.
Conclusão
Este artigo possibilitou a compreensão sobre a complexidade por trás da criação de um site, respondendo a questão principal levantada aqui: qual o custo para a criação de um site?
Entender esse processo irá facilitar na escolha do melhor orçamento e pode ajudar a pontuar as necessidades da sua empresa ou negócio.
Lembrando que as informações desse artigo são baseadas no mercado profissional de webdesign.
Entre em contato com a Veddu Digital e saiba como podemos ajudar a construir um site que atenda as necessidades da sua empresa e traga grande retorno através da internet.
Tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe nos comentários.