Branding: o que é e por que sua empresa precisa ter?
O que é Branding? Entenda mais sobre lendo este artigo.
O branding é um conjunto de ações estratégicas para agregar valor a uma marca, levando o consumidor a ter uma experiência completa com o produto ou serviço prestado.
Essas ações são um investimento que trarão resultados a longo prazo, fazendo com que a empresa tenha uma marca consolidada.
Como dito anteriormente, não se engane, os resultados não aparecem do dia para a noite. O branding deve ser planejado e executado dia após dia, ano após ano.
O que faz o branding?
Um excelente exemplo do que um bom branding pode fazer é uma marca muito famosa e reconhecida no mercado, que vende um hambúrguer que é entregue super rápido e pode ser comprado em vários lugares. Lembrou de alguém?
Mc Donalds é uma referência muito famosa, se não, a mais famosa, quando se trata de fast food. Mas por quê? A resposta é muito simples. Olhe para a história do Mc e perceba que desde o começo a marca foi construída dentro de um contexto que se mantém até agora.
Existe uma gestão estratégica para que, quando alguém pense em lanche rápido, o primeiro pensamento seja: Mc Donald’s.
Essa gestão estratégica se deu para consolidar a marca através das cores, do atendimento, das propagandas (principalmente), da velocidade de entrega do lanche, ofertas especiais, praticidade na hora de comer.
Talvez você esteja pensando que, por sua empresa ser pequena, não faz nenhum sentido se preocupar com isso, já que estamos falando de uma empresa que está em vários países. Mas lembre-se, o primeiro Mc Donald’s nasceu em um estacionamento.
Quanto mais cedo você começar a colocar o branding em prática dentro do seu negócio, mais perto do sucesso você estará.
Tenha em mente que esse conjunto de ações também é um conjunto de esforços. Toda a sua equipe deve estar inserida nesse contexto. Nada mais frustrante assistir uma propaganda cheia de propostas irresistíveis e chegar no local ser mal atendido, receber o produto de qualquer jeito ou o local não ser nada parecido com o anunciado.

Por onde começar?
Eu sei, você deve estar chocado e preocupado até aqui. Mas não se preocupe, separamos algumas dicas por onde você pode começar ou recomeçar para fazer do jeito certo e fazer dar certo.
1. A marca da sua empresa
Com uma boa estratégia de brading ou rebranding (que seria uma versão 2.0 da marca que já existe) é possível construir conexões emocionais com seus clientes.
Para construir uma boa reputação você precisa antes definir a identidade da sua marca, essa precisa refletir os seus princípios, a sua história, os seus valores e os seus diferenciais. E se tem alguém para ajudar a definir melhor essa identidade esse alguém é o dono do negócio.
Outra identidade fundamental para a construção da marca é o seu cliente, para quem a sua marca está se dirigindo: quem é essa pessoa, qual a idade dela, do que ela gosta, onde ela vive. Se sua empresa tem uma persona o seu cliente também tem.
Essas informações nos levam aos elementos da marca que irão se comunicar com o público interno e externo:
1.1 Identidade visual da marca composta pelas cores, logo, tipografia e o manual da marca;
1.2 Posicionamento da marca composta pelos valores, tom de voz da marca, tipo de linguagem, canais de comunicação e a mensagem que será transmitida.
Por isso a importância da construção das personas. Definindo exatamente quem é a sua empresa e com quem ela se comunica, é possível usar essas informações nas estratégias da marca.
2. Aparência
Seja sua loja física ou online, defina os canais de comunicação e estabeleça a identidade visual da marca.
Em propagandas, anúncios na internet, comerciais de tv ou até mesmo um simples panfleto deve ter todos os aspectos visuais da sua empresa.
Esse cuidado pode parecer meramente estético, mas isso se é necessário para reforçar a sua marca na mente dos seus clientes.
Por exemplo, você não vê a Coca-Cola mudando a fonte da sua logo a cada mês ou a cada propaganda na Tv, muito menos a famosa cor vermelha usado pela marca. Isso se chama fixação demarca.
3. Conteúdo de Valor
Fornecer um conteúdo de valor é uma das estratégias de branding que mais funcionam.
Esse posicionamento transmite algo a mais para o seu cliente. Seja através de um post, de um artigo em um blog.
O marketing de conteúdo é usado para reforçar os valores da instituição, sempre pensando nas preferências da sua persona.
4. Redes sociais
Eis aqui um dos maiores aliados do branding atualmente. É aqui que você encontra pelo menos 50% dos seus consumidores.
Não tem como negar, a internet é o melhor meio para se aproximar e conhecer melhor os seus clientes.
Você pode usar para apresentar seu produto, mostrar conexão com seus clientes através de caixinhas de perguntas, vídeos engraçados, respondendo comentários sejam positivos ou negativos, mostrando o dia a dia da empresa, são infinitas possibilidades que fazem total diferença hoje em dia.

5. Se preocupe com seus clientes
Tem se tornado muito comum algumas empresas oferecerem brindes para seus clientes. Pode até parecer muito fofo, mas faz parte do branding, o chamado marketing promocional.
É uma forma de promover a marca e transmitir conexão com o cliente, seja em forma de brindes, descontos, cashbacks, ofertas exclusivas ou até simples cartões com frases motivacionais.
Não veja esse pequeno gesto como puramente técnica de venda, mas uma forma de realmente conectar a sua marca com seus consumidores.
6. Ofereça experiência
Quem, como uma boa criança, nunca desejou comprar um kinder ovo? Simplesmente pela animação que envolve não saber o que vem dentro e ter uma surpresa no final.
Isso é marketing de experiência. Envolver o consumidor e tornar aquela experiencia inesquecível e consequentemente a marca também.
Pense em alguma campanha que leve o seu cliente a um ambiente que ele seja evolvido e interaja de alguma forma com o seu produto. Torne-se inesquecível.
E nossa última dica, porém não menos importante:
7. Marketing interno
Entender esse assunto fará com que a sua empresa tenha uma equipe muito mais motivada e comprometida, fazendo com que seu negócio cresça diariamente.
O martketing interno ou endomarketing é o conjunto de ações aplicadas ao público interno das empresas.
Essas ações são voltadas para capacitar os funcionários de uma empresa para eles estarem inseridos no contexto e nos valores da empresa.
Muitos empresas já enfrentaram muitos escândalos simplesmente por não investir no endomarketing da empresa. Esse investimento precisa ser um dos primordiais para que a empresa transmita de dentro para fora os seus ideais.
Não deixe o seu negócio sem branding
Você viu alguns pontos importantes e o que uma boa gestão de marca pode fazer para uma empresa.
Por isso, não deixe a sua empresa continuar sem um bom branding. Pense a frente do que você tem hoje nas suas mãos. Nunca se sabe quem é o próximo Mc Donald’s ou a próxima Coca-Cola, mas a “fórmula” está aí.
Se esse artigo ajudou você ou te trouxe mais dúvidas que você quer ver por aqui, deixe nos comentários.