As 5 melhores dicas para empreender com sucesso
As 5 melhores dicas para empreender com sucesso
Se você decidiu empreender já deve ter percebido que não é uma coisa muito fácil de fazer. Ter uma ideia inovadora, tirar do papel, investir em material e serviços, ter loja física ou não e por aí vai. São tantas coisas que é muito comum outras questões que, a curta prazo, podem parecer sem importância, mas que, a longo prazo podem causar grandes prejuízos para o seu negócio.
Por isso, trouxemos dicas valiosas para que você pare de errar e de perder tempo e dinheiro.
Dica 1 — Esteja preparado
Normalmente, quando uma pessoa começa a empreender, muito dificilmente, esse empreendimento foi a primeira opção dela. Geralmente, são pessoas que cursaram alguma faculdade e por alguma razão perceberam no empreendedorismo uma saída temporária para sobreviver ou ganhar uma renda extra. E por não ser o plano A, essas pessoas pensam que investir em conhecimento somente para abrir um negócio “temporário” não é o ideal.
Então a dica é: estude. Esteja preparado tecnicamente para saber onde o seu negócio está indo, onde ele está sendo inserido.
Estudar vai fazer com que você evite muitos erros e percalços, consequentemente, evita que você desperdice dinheiro.
Dica 2 — Invista em marketing
Ter um ecommerce é o mesmo que ter uma loja física com vitrine. Em uma loja física o seu negócio tem uma visibilidade natural, pois quem está passando na rua já tem uma primeira impressão do seu produto e naquele momento a pessoa pode decidir se quer ou não comprar o que está vendo.
No mundo digital existe uma vasta gama de usuários navegando pela internet. Por isso não basta apenas comprar um domínio, colocar o seu site no ar ou abrir uma página no instagram que instantaneamente você vai ter clientes. Não, não é assim.
Para alcançar esses usuários e convertê-los em compradores você precisa investir em publicidade, cuidar da comunicação da sua empresa e investir em estratégias de marketing.
Fica a dica: não adianta ter um site bonitinho, cores legais, se você não investe no tráfego do seu produto.
E se você quer entender mais sobre esse assunto tempos um artigo muito interessante sobre: qual a verba para investir em anúncios.
Dica 3 — Gestão do seu negócio
Essa dica é mais um complemento da dica número 1.
Além da habilidade operacional, é fundamental que o empreendedor invista na capacitação da gestão do seu negócio para desenvolver habilidades administrativas da empresa, gestão financeira e controle de estoque.
Esse é um dos melhores investimentos que se pode fazer para o crescimento da empresa. Além de adquirir os conhecimentos já citados, será importante para estar atendo às obrigatoriedades contábeis, fiscais e trabalhistas.

3.1 Precificação
Provavelmente, esse é um dos erros mais prejudiciais, principalmente para quem está começando: não saber precificar o produto.
A precificação de um produto requer que seja embutido todos os gastos até o momento que aquele produto chega na mão do comprador final, pode incluir custos com água, luz, aluguel, mão de obra, funcionários, gasolina, material utilizado, custos com marketing e por aí vai. Lembrando que existem custos fixos e custos variáveis, mas tudo precisa ser calculado para que no final a empresa não esteja simplesmente pagando para aquele produto vender.
Dica 4 — Não fique na informalidade
Pode parecer óbvio, mas muito empreendedores preferem permanecer na informalidade simplesmente para evitar os gastos com as burocracias.
Não é preciso gastar muito e nem ficar enrolado em uma papelada para começar a empreender na formalidade. E fazendo isso você ainda evita futuros problemas com fiscais e garante muitas vantagens exclusivas apenas por ter um CNPJ.
Muitos já podem começar até mesmo como um MEI (Micro Empreendedor Individual). Recomendamos procurar um contador, este é o profissional responsável para ajudar com essas questões.

Dica 5 — Saiba qual o diferencial do seu negócio
Para entender mais sobre o seu produto é necessário fazer um estudo de mercado.
Fazer um estudo de mercado irá possibilitar conhecer melhor quem são seus clientes, seus gostos, onde eles gostam de estar, como eles gostam de ser atendidos. Assim é possível desenvolver seu produto ou serviço de forma que atenda as necessidades dos seus compradores.
Ter esse conhecimento sobre o seu público alvo, também irá ajudar a desenvolver uma estratégia em volta do produto que traga um diferencial. Por exemplo, existem muitas lojas de roupas, sapatos, produtos de beleza, mas se você observar cada uma tem o seu diferencial, seja na comunicação, na apresentação do produto, criação, no modo como é feita a entrega ou embalagem.
Faça um estudo detalhado do mercado em que seu nicho está inserido e elabore em volta disso o diferencial da sua marca.
Dica Bônus — Pare de criar desculpas!
Se você chegou até aqui é porque você está interessado em empreender com sucesso. Por isso, nossa última dica é: pare de criar desculpas, simplesmente faça.
Talvez você tenha analisado essas 5 dicas acima e percebido que não fez nada disso ainda e que são coisas tão simples que você deve estar se perguntando: por que eu ainda não fiz isso?
A resposta é: você estava criando desculpas. Tenha em mente que ter sucesso depende do que você está fazendo agora, mesmo nas pequenas coisas. Portanto, faça!
Se você quer mais dicas sobre empreender com sucesso, deixe nos comentários o que você quer saber.