SAIBA QUAL A VERBA PARA INVESTIR EM ANÚNCIOS
SAIBA QUAL A VERBA PARA INVESTIR EM ANÚNCIOS
Ao iniciar seu próprio negócio, é comum pensar sobre diversas possibilidades de prospecção e vende de produtos. Muitos meios de marketing e propaganda foram utilizados historicamente para esse fim, como é o caso das embalagens, panfletagens, propagandas em rádio e televisão… porém, devido ao incrível avanço das novas tecnologias, o processo de globalização e o surgimento da web, obtivemos outras infinitas formas de conectar o nosso cliente ao produto em questão, e muitas vezes conseguimos através do marketing digital, realizar uma façanha admirável que é: entrar na casa dos nossos próprios concorrentes!
O marketing tornou-se tão frequente, prático e eficaz que hoje é possível realizar propagandas de longo alcance que atingem fronteiras mundiais. As redes sociais tornaram-se palco para o desenvolvimento de anúncios, pois são de uso tão democrático que facilmente é possível unir o cliente ao seu desejo, fazendo a ponte através de uma inteligência virtual que captará os interesses e unirá você, empreendedor, ao seu potencial consumidor.
COMO FUNCIONA O ANÚNCIO PARA INTERNET?
Dentro das redes sociais considera-se o perfil, interação, compartilhamento e curtidas. Para cada rede social haverá uma dinâmica própria de propagação do produto, desenvolvendo planos e estratégias que consigam atingir os respectivos interessados.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ao considerarmos os requisitos supracitados é importante, quando se pensa em realizar anúncios digitais, realizar um planejamento detalhado de qual o seu produto ou serviço e quem você desejará atingir, isso deve ser realizado para que haja tanto a otimização do serviço, quanto economia dos valores investidos.
Outro ponto importante é estabelecer o seu orçamento e a maneira de como ele será utilizado de acordo com a estratégia prévia e o objetivo a que você se pretende. Tratando-se de uma pequena ou média empresa é interessante tornar a sua marca conhecida no mercado, no caso de empresas já consolidadas o objetivo pode ser outro, como por exemplo fazer vendas, já empresas que estão realizando uma imigração para o universo digital o importante seja objete seguidores: cada um possui um trajeto a alcançar, por esse motivo o valor de investimento pode ter uma variação considerável.
COMO ANUNCIAR?
Há 3 formas de realizar os seus anúncios nas redes sociais e para alcançar sucesso investindo é imprescindível que você os conheça
CPM: CUSTO POR MIL IMPRESSÕES
Através desse tipo de anúncio você pagará um valor prévio para alcançar 1000 visualizações da sua propaganda, essa modalidade é mais interessante para alcançar visibilidade na rede
CPC: CUSTO POR CLIQUE
Esta modalidade está mais vinculada com as empresas que desejam gerar tráfego nas plataformas. Aqui você pagará por cada clique realizado no seu anúncio
CPA: CUSTO POR AQUISIÇÃO
Direcionado para as empresas que desejam realizar todo o processo de venda, o CPA será pago por cada produto vendido para o consumidor. É importante considerar que esta é a forma de anúncio que exige maior investimento.
CLAREZA NOS SEUS OBJETIVOS
Tenha em mente os seus objetivos, pois o anúncio bem delimitado, com público-alvo previsto e bem planejado pode provocar o aumento das vendas, visibilidade, seguidores e busca pelo produto ou serviço. É preciso considerar que nenhuma plataforma de anúncio garantirá vendas, mas proporcionará uma ponte que liga clientes aos fornecedores, por esse motivo é importante ter bons argumentos para a venda e um anúncio atrativo. No final das contas o valor a ser investido dependerá dos objetivos a serem alcançados, da plataforma de marketing e propaganda, das formas de impulsionamento, dentre outros fatores já citados.
AJUSTAR E CALIBRAR
A chave para obter sucesso nesse investimento, além dos pontos já citados, é considerar que anunciar é um trabalho de calibragem e ajustes, é possível que diante de todos os passos supracitados haja falhas e essas falhas irão interferir na captação dos seus clientes, isso se deve a uma má leitura do seu público-alvo ou até mesmo da elaboração da ideia do seu produto.
Por esse motivo, além de realizar pequenas testagens para saber o modus operandi do seu público é necessário investigar os resultados que foram obtidos através desse mesmos testes, por esse motivo o planejamento de custo é importante, pois ele poderá lhe dar progressivamente uma margem para a realização de outros investimentos futuros que venham a ajustar qualquer tipo de falha interpretativa da dinâmica do mercado e possibilitará a aproximação do sucesso.
Embora os algoritmos de propaganda sejam munidos de diversas formas que facilitam o acerto do alvo pré-determinado, é importante compreender que anunciar é mais uma arte que uma ciência, por esse motivo a consideração da variação das demandas contará muito na hora de anunciar.
ATRATIVIDADE DO ANÚNCIO
Quando dizemos que o anúncio deve ser atrativo, é porque ele deve considerar a idade, classe social, interesse pessoais e/ou profissionais do público-alvo, linguagem utilizada, análise da concorrência, o tipo de anúncio a ser utilizado como é o caso de vídeos, textos, imagens, dentre outros.
CONVERSE COM OUTRAS PESSOAS
É de considerável auxílio conversar com outras pessoas que vendem produtos similares ou que já testaram os anúncios digitais, de modo a absorver de formam mais fidedigna as experiências que eles obtiveram para não incidir nos mesmos erros que já foram realizados por eles.
PERSUASÃO E ESTRATÉGIA
“Persuasão” e “estratégia” são as palavras-chave quando o assunto é vender e ter visibilidade, pois somente através de ambas é possível gerar um desejo e expectativa, influenciando verdadeiramente os desejos dos clientes e suas ânsias em satisfazerem as suas necessidades provenientes do contato com o anúncio ou gerando necessidades que outrora eles próprios não haviam percebido, isso facilitará a venda e consequentemente a reverberação do produto através da boa análise dos clientes em relação ao que está sendo adquirido.
Esse cliente contará aos seus conhecidos, familiares e amigos sobre como sentiu-se realizado ao adquirir o objetivo anunciado e recomendará o mesmo fornecedor: você, para os demais que desejarem comprar. É importante, portanto, que haja uma boa investigação e anamnese dos clientes no intuito de detectar os interesses e assim atingi-los da formam mais precisa possível!
Se você deseja conhecer mais sobre as plataformas e suas respectivas formas de anunciar, veja o link: