Por que investir no SEO do seu site?
Veja neste artigo porque toda empresa precisa investir no SEO do seu site.
Já se pegou pensando: “por que meu site nunca aparece na primeira página do Google?” ou “por que o site do fulano está sempre no topo?”
Os primeiros sites nos resultados de busca ganham uma visibilidade que não pode ser ignorada pelos usuários, já que passam maior credibilidade ao negócio.
Na mente do consumidor, se o Google está mostrando aquela página em primeiro lugar é porque, provavelmente, ela é a mais confiável.
Estar ranqueando entre os primeiros na pesquisa do Google ou em outros buscadores é um sonho que parece distante para muitos, ainda mais quando o seu concorrente consegue fazer isso sem pagar nada, apenas usando o tráfego orgânico.
Mas neste artigo vamos explorar alguns conceitos e técnicas para te ajudar a entender e aplicar sem deixar de lado etapas importantes do processo.
O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization ou quão fácil é para o Google encontrar seu site. Existem muitas ferramentas de pesquisa por aí, como: Yahoo, Bing, Yandex, mas 90% das pesquisas são feitas através do Google.
Basicamente, os buscadores funcionam como um serviço de index.
Imagine que você chegou ao final de um livro e lá está o ÍNDICE onde mostra as referências e os locais onde foi encontrado.
Os buscadores vasculham a web para encontrar páginas e indexá-las em seu catálogo.
Geralmente são apresentados 10 resultados por página.
Esses 10 primeiros resultados mostram que aquelas páginas fizeram um bom trabalho mostrando para o Google que são bons no assunto que foi pesquisado.
E acreditem, apenas 10% das pessoas clicam para ver o que tem na segunda página.
Se elas não encontram o que procuram nos primeiros resultados, elas simplesmente irão ajustar os critérios de pesquisa.
Por isso, é importante conhecer e entender bem o algoritmo do Google, que está constantemente alterando o modo de ranqueamento.
Qual a importância do SEO?
Os três primeiros resultados de busca recebem pelo menos 70% dos cliques e a página que está ranqueando no topo recebe entre 35 a 40% desses cliques.
A página que está em segundo recebe entre 15 a 20% dos cliques, enquanto a terceira fica com 10%.
Essa é a importância do SEO: ele garante que o seu site esteja entre os primeiros nos resultados de pesquisa.
Benefícios do SEO

1 – Ao contrário de pagar por anúncios, o tráfego orgânico é gratuito;
2 – O tráfego orgânico geralmente é consistente quando você está em uma classificação alta. Enquanto outras mídias, como as mídias sociais, geralmente resultam de picos de tráfego e acabam desaparecendo com o tempo;
3 – Você tem oportunidade de alcançar grandes públicos aos quais não teria acesso de outra forma.
Entendendo como o algoritmo funciona
Pense nos mecanismos de pesquisa como uma biblioteca.
Mas, ao invés de armazenar livros, eles armazenam cópias de sites e páginas na web.
Quando você faz uma busca, o sistema analisa todas as páginas e entrega para você as mais relevantes.
Então, você deve estar se perguntando: como o sistema classifica quais são as páginas mais relevantes?
Existem alguns critérios que são importantes para o algoritmo, como: site otimizado para mobile, palavra-chave, construção de autoridade da página em seu nicho, corresponder à intenção de pesquisa.
Então, por onde começar?

Agora que você já entendeu a importância do SEO na estratégia de marketing para o seu site e viu um pouco sobre como o algoritmo funciona, vamos entender por onde começar a otimização do seu site.
Público-alvo
Quando você inicia um empreendimento logo imagina quais são as pessoas que irão comprar o seu produto ou serviço, pelo menos o básico você pode ter em mente, como, por exemplo, uma loja de roupas: produto voltado para o público feminino, em geral, mulheres entre 20 a 40 anos, que gostem de usar roupas mais ousadas, etc.
Mas, será que esse é realmente o público que você deseja alcançar?
Definir um público alvo são mais do que informações com métricas definidas por um gráfico.
Quando conseguimos definir exatamente qual o público a ser alcançado, então podemos definir as metas do marketing e assim criar uma persona.
Se você ainda não entendeu, deixe-me explicar: existe uma diferença entre público alvo e persona.
Quando nos referimos a público, estamos falando de um conjunto, um grupo, exemplo: loja de roupas voltado para mulheres jovens, entre 20 a 40 anos.
Já a persona constrói um personagem fictício com o intuito de alcançar um público muito especifico e nele podemos até mesmo colocar um nome no personagem, exemplo: Maria, 25 anos, estuda a noite e trabalha durante o dia, gosta de cores neutras, tem uma linguagem menos formal, gosta de coisas da atualidade como memes, etc.
Você pode perceber que existe um padrão aqui. Isso facilita e ajuda muito no marketing, pois aqui você sabe exatamente com quem está falando e como pode desenvolver um relacionamento com o seu público.
Acredite, desse modo o resultado é certo.
Palavras-chave
O que realmente isso significa?
As palavras-chave podem ser um ou mais termos que digitados no buscador remetem diretamente ao assunto principal de uma página.
Por exemplo, se você pesquisar por agências de marketing no google, provavelmente, você encontrará muitas, mas para nos encontrar, você pode simplesmente digitar: agência veddu.
O google entenderá exatamente o que você está procurando e é para isso que servem as palavras-chave.
Mas dentro do SEO, é preciso fazer um estudo refinado para encontrar as palavras certas que trarão o resultado esperado para a sua página.
Existem diversas ferramentas e métricas que podem te ajudar a encontrar as palavras certas de acordo com o seu nicho, uma delas é o Ubersuggest.
Com essa ferramenta é possível até mesmo avaliar as palavras-chave que estão sendo utilizadas pelos seus concorrentes e avaliar a funcionalidade delas.
Outra maneira é colocar o tema central do assunto na barra de pesquisa do google e esperar que ele te dê opções relacionadas, geralmente, a ferramenta de busca organiza as opções semelhantes mostrando as mais pesquisadas nos últimos dias.
Procurando problemas

Uma etapa muito importante para a otimização de uma página é descobrir as falhas que impedem o seu site de estar entre os primeiros no raking.
Para começar é preciso entender quais os problemas podem estar apresentando, por isso, segue um checklist com os possíveis erros que você está cometendo com na página:
- Configure o Google Search Console e Bing Webmaster Tools
- Tenha certeza de que o Google consegue indexar seu site
- Confira se está usando HTTPS
- Verifique versões duplicadas do seu site no índice do Google
- Melhore a velocidade do seu site
- Conserte links internos e de saída quebrados
- Encontre e conserte links HTTP em páginas HTTPS
- Confira se o seu site é compatível com dispositivos móveis
- Use uma estrutura de URL amigável para SEO
- Verifique a profundidade da página do seu site
Auditoria do SEO
Como funciona?
Após o checklist feito, você pôde perceber as falhas que existem na sua página.
A auditoria é a oportunidade de corrigir esses erros, procurando as melhores soluções.
Essa auditoria será dividida em quatro etapas:
Arquitetura da estrutura do site – etapa onde é avaliada toda a estrutura do site, onde as informações estão localizadas, os links, busca interna, etc.
Conteúdo – o profissional de SEO é responsável por verificar se o conteúdo do site contém algum plágio, se o conteúdo fornecido tem a profundidade esperada.
Tudo o que for relacionado ao conteúdo do site será analisado e corrigido.
Tráfego – avaliação que propõe analisar a indexação das páginas e como está acontecendo o rastreamento delas pelo google.
Mercado – Essa é uma das formas de mapear o que pode estar de errado em relação aos seus concorrentes: avaliando as páginas e as palavras que estão ranqueando para eles.
Existem também algumas ferramentas que podem ajudar a otimizar esse trabalho, como, por exemplo, o semrush.com.
Mas é importante se atentar, pois as métricas contam muito para fazer a auditoria dar certo.
Marketing de conteúdo

É uma das estratégias mais importantes para aumentar o tráfego orgânico de um site.
Mas é necessário estar atento a algumas regras para entregar um conteúdo otimizado.
Vamos deixar aqui algumas recomendações:
- Trabalhe com palavras-chave de forma estratégica, sem repetições exageradas;
- Atentar-se para características importantes do texto: parágrafos curtos, presença de bullet points e termos em negrito;
- Intertítulos podem ajudar a organizar as informações do seu conteúdo;
- Imagens podem otimizar e ajudar a dar um aspecto mais didático e de fácil entendimento para o usuário;
- Escreva um bom título;
- Tenha uma URL otimizada;
- Organize os links internos;
- Preocupe-se com o título SEO
Relatórios
Com as metas e objetivos de uma estratégia SEO bem estabelecidas, torna-se importante manter um acompanhamento periódico para avaliar as métricas, ver se realmente está funcionando como o esperado.
Mesmo porque os mecanismos estão em constante atualização e necessita-se manter o objetivo principal que é: ranquear.
Aspectos do SEO que devem ser contemplados no relatório:
- Progresso alcançado com base nos KPIs e métricas que foram estabelecidas no início do projeto;
- Atividades desenvolvidas para alcançar os objetivos;
- Sugestões de novas metas ou novas correções.
Algumas métricas devem ser levadas em consideração ao analisar o relatório:
- Tempo de permanência na página;
- Taxa de rejeição;
Taxa de clique, Click Through Rate (CTR); - Comportamento do usuário.
Quais as vantagens de contratar esse serviço?

Até aqui você pôde entender de forma “simples” toda a complexidade por trás de uma estratégia de SEO, todas as etapas que são importantes.
Por envolver tantos processos, que tal deixar nas mãos de quem realmente entende do assunto?
Durante esse processo, alguém que está engatinhando no assunto, pode acabar causando danos maiores para a empresa.
Por isso, vamos deixar listado aqui alguns motivos pelos quais é mais vantajoso contratar uma agência de otimização de sites:
Resultados esperados podem ser alcançados com maior facilidade: Ao contratar uma empresa parceira os objetivos ficam claros e com as metas estabelecidas, o trabalho será continuo com o intuito de colocar a sua página em visibilidade.
Assim, todas as estratégias de marketing serão aplicadas por profissionais da área.
Usuários mais satisfeitos com sua página: com as técnicas de otimização aplicadas, o tempo de permanência no site irá aumentar.
Isso porque quando o usuário encontra uma página com o carregamento lento ou com conteúdo confuso de entender, ele logo busca outra página.
A otimização busca solucionar esses problemas, aumentando a eficiência do site.
Além disso, uma estratégia de SEO bem montada traz maior relevância e autoridade.
Tempo é dinheiro: talvez você esteja resistindo quanto a terceirizar esse serviço.
Porém, até que você consiga entender bem sobre o assunto e consiga acertar uma estratégia que realmente funcione, existe um longo caminho a ser percorrido.
Isso implica cometer erros.
Erros esses que podem demandar mais tempo para serem solucionados, deixando a sua página em offline por mais tempo.
A sua página offline significa menos vendas, menos conversão, ou seja, prejuízo muito grande.
Funções com produtividade: é normal que ao longo dessa jornada de empreender você resista um pouco delegar funções e sem querer acabar por sobrecarregar a equipe que te acompanha.
Esse é um dos benefícios de contratar profissionais que entendem do assunto: sua equipe terá mais tempo para focar nas suas verdadeiras funções e realiza-las com a maestria que deveriam.
Conclusão
Um dos maiores medos ao empreender é o investimento.
Talvez não para grandes empresas, mas talvez para as pequenas e médias.
Visto que, dependendo do investimento, ele pode levar a falência ou uma quebra bem grande para a empresa.
Mas, não pense sobre isso quanto ao SEO.
Esse simplesmente é um investimento que se paga sozinho, o retorno é certo.
Tenha em mente que o mercado é feito por aqueles que conseguem ser vistos.
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